Você sabe o que é armazém vertical?

Categoria:
Você sabe o que é armazém vertical? Hoje você vai conhecer esse tipo de armazenagem e entender quando ele é útil para o seu negócio!
Você sabe o que é armazém vertical?

Você sabe o que é armazém vertical? Hoje você vai conhecer esse tipo de armazenagem e entender quando ele é útil para o seu negócio!

Na gestão logística, em que o espaço e a eficiência são essenciais, os armazéns verticais emergiram como uma solução inovadora para otimizar a capacidade de armazenamento e a operação logística

Neste texto, explicaremos em detalhes o conceito de armazém vertical, destacando suas diferenças em relação aos armazéns horizontais, quando essa opção pode ser vantajosa para diferentes tipos de negócios e exemplos práticos de aplicação. Confira!

O que é armazém vertical?

Um armazém vertical é uma instalação de armazenamento projetada para maximizar o espaço vertical disponível. Ao contrário dos armazéns horizontais tradicionais, que ocupam uma grande área de solo, os armazéns verticais utilizam prateleiras, estruturas de estantes e sistemas automatizados para empilhar produtos verticalmente, aproveitando ao máximo a altura do local.

Em outras palavras, o armazém vertical é uma estrutura de armazenamento que utiliza a altura do espaço disponível de forma eficiente, empilhando produtos verticalmente em vez de ocupar uma área horizontal extensa. No geral, esse tipo de armazém é composto por prateleiras ou estantes altas que são acessadas por empilhadeiras ou outros equipamentos de elevação.

A principal característica de um armazém vertical é sua capacidade de maximizar o uso do espaço vertical disponível, permitindo armazenar uma grande quantidade de produtos em uma área compacta. Isso é especialmente útil em ambientes onde o espaço é limitado ou caro, como em áreas urbanas densamente povoadas.

Diferenças entre armazém vertical e horizontal

A diferença básica entre um armazém vertical e um armazém horizontal está na forma como os produtos são armazenados. Enquanto em um armazém horizontal os produtos são dispostos em prateleiras ou estantes distribuídas em uma área plana, no armazém vertical os produtos são empilhados verticalmente, aproveitando a altura do espaço disponível.

Em termos de acesso aos produtos, os armazéns verticais requerem equipamentos de elevação, como empilhadeiras ou sistemas automatizados de movimentação de materiais, para alcançar e recuperar os itens armazenados nas prateleiras mais altas. Por outro lado, nos armazéns horizontais, os produtos podem ser acessados manualmente ou com equipamentos de movimentação simples, como carrinhos de mão.

Confira outras diferenças entre esses dois tipos de armazém: 

  • Layout e Design: Armazéns verticais são caracterizados por uma disposição vertical de prateleiras ou estantes, enquanto os armazéns horizontais se estendem horizontalmente no solo.
  • Capacidade de Armazenamento: Os armazéns verticais oferecem uma capacidade de armazenamento muito maior do que os armazéns horizontais, devido à sua capacidade de empilhar produtos em várias camadas.
  • Acesso aos Produtos: Em armazéns horizontais, o acesso aos produtos é mais direto, enquanto em armazéns verticais pode ser necessário utilizar equipamentos de elevação, como empilhadeiras ou sistemas automatizados, para alcançar itens em alturas elevadas.

Quando o armazém vertical é uma boa opção para o meu negócio?

Analise alguns cenários que demonstram que o armazém vertical é a melhor opção para investir neste momento: 

  1. Espaço Limitado: Para empresas localizadas em áreas urbanas ou com espaço limitado disponível, os armazéns verticais oferecem uma solução eficaz para maximizar a capacidade de armazenamento sem aumentar a área física ocupada.
  1. Alta Rotatividade de Estoque: Empresas com uma alta rotatividade de estoque podem se beneficiar dos armazéns verticais devido à sua capacidade de armazenar grandes volumes de produtos em um espaço compacto, facilitando o acesso rápido e eficiente aos itens mais procurados.
  1. Necessidade de Automatização: Empresas que buscam melhorar a eficiência operacional e reduzir custos de mão de obra podem optar por armazéns verticais equipados com sistemas automatizados de armazenamento e recuperação (AS/RS), que agilizam o processo de picking e movimentação de produtos.

Confira também alguns exemplos de armazém vertical na prática:

Automatizado: um centro de distribuição de uma grande varejista online que utiliza um sistema automatizado de armazenamento e recuperação para gerenciar um grande volume de pedidos em um espaço verticalmente compacto.

Manuseio de materiais pesados: um armazém vertical utilizado por uma indústria de fabricação de peças automotivas para armazenar componentes pesados e volumosos, utilizando sistemas de elevação especializados para movimentação de materiais.

Armazenamento de documentos: uma empresa de serviços financeiros que utiliza um armazém vertical para armazenar documentos e registros importantes, otimizando o espaço e facilitando o acesso rápido aos arquivos quando necessário.

Portanto, os armazéns verticais representam uma abordagem inovadora para maximizar o espaço e a eficiência na gestão logística. Com capacidade de armazenamento expandida, acesso rápido aos produtos e potencial para automação avançada, eles oferecem uma solução versátil para diferentes necessidades de armazenamento. 

Ao considerar a implementação de um armazém vertical, as empresas podem melhorar sua capacidade de gerenciamento de estoque e operações logísticas, tornando-se mais competitivas e adaptáveis ​​em um mercado em constante mudança.

Otimize o seu armazenamento com um parceiro logístico completo: conheça a Platinum Log

Otimize a sua gestão de armazenagem com a Platinum Log

A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. 

Para manter uma boa gestão de armazenagem, utilizamos:

  1. Porta pallet: com racks que permitem o ganho de espaço vertical, otimizando a capacidade de armazenamento.
  2. Bins: os bins são soluções de armazenagem para itens pequenos, facilitando a etapa de picking e a separação.
  3. Blocados: possuímos áreas de armazenagem blocada, proporcionando maior aproveitamento do espaço disponível.

Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade das operações. 

Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio! 

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert