A experiência de compra deve ser prioridade para a sua empresa, e uma forma de aumentar a satisfação do cliente é com a estratégia pick up point.
Com o objetivo de melhorar a experiência de compra que o consumidor tem com a sua marca, é necessário pensar em alguns diferenciais competitivos e métodos que atraiam o público-alvo.
Uma forma de fazer isso é através da estratégia pick up point, que tem como premissa a eficiência e flexibilidade na retirada de produtos. Além disso, essa estratégia é interessante para os compradores, uma vez que eles têm mais liberdade de compra.
Assim, saiba a importância de investir em um método de entrega/retirada de pedidos como o pick up point.
Inicialmente, é importante explicar que o pick up point é um ponto de coleta, também chamado de ponto de captação. Dessa maneira, a estratégia desse ponto é um método de entrega, consistindo na retirada dos pedidos em um espaço físico (que pode ou não ser a sua loja).
Na prática, essa estratégia evita que o cliente fique aguardando em casa a disponibilidade de uma transportadora para enviar o pedido. Assim, o próprio consumidor pode se dirigir ao local indicado como ponto de retirada e pegar o seu produto.
Imagine como os seus clientes se sentirão satisfeitos com a sua marca ao saberem que não é necessário esperar o envio. Este é um diferencial competitivo interessante para se ter hoje em dia.
Afinal, o frete (tanto o prazo como o custo) é um fator determinante na hora da compra, e se o pedido indica a ausência de frete, já que o cliente vai buscar o pedido, o consumidor vê isso como um bom negócio!
Na prática a estratégia pick up point funciona com o investimento em um local físico, que não necessariamente será a sua loja. Isso porque os pedidos podem ser retirados em um ponto presencial como os smart lockers ou uma agência dos Correios.
Os smart lockers são armários estrategicamente posicionados em locais que possuem maior incidência de consumidores da sua empresa. Assim, eles servem para o depósito temporário dos seus produtos de acordo com a demanda.
Para adotar a estratégia pick up point, o cliente pode escolher um local fixo para realizar a entrega ou marcar a opção de retirada (e o ideal é que este seja o ponto mais próximo dele).
É possível afirmar que os pick up points são uma tendência logística, em especial no comércio B2C (Business to Consumer). Afinal, não é tão benéfico para uma empresa buscar em um ponto de retirada uma grande quantidade de produtos. No caso do consumidor, a compra envolve poucos itens.
Nesse sentido, a estratégia pick up point atinge o seu objetivo, que é tornar a compra do cliente mais confortável e cômoda. Em empresas de médio e grande porte, uma ideia interessante é adotar um ponto de retirada em cada bairro da cidade, por exemplo.
Assim, os seus clientes podem coletar com facilidade a mercadoria adquirida. Além disso, esse método é excelente para retirar a necessidade de pagar pelo produto e pela entrega em uma única compra.
Claro que existe a opção de oferecer frete grátis (do ponto de vista da empresa), mas isso nem sempre é vantajoso para os gestores e administradores. Essa companha de entrega sem custo deve ser bem estudada para obter lucro, mesmo sem cobrar pelo frete.
Saindo da esfera econômica, devemos destacar que o pick up point é uma estratégia que traz preocupações com o meio ambiente, uma vez que você estará diminuindo a quantidade de veículos que rodam nas ruas. Por isso, a sua empresa pode ser interpretada de forma positiva frente à concorrência.
Isso sem contar com a redução do trânsito e da poluição sonora nas cidades que passa para realizar entregas. Essa preocupação com o futuro do meio ambiente será vista com bons olhos!
Ao longo do texto, você já pôde notar alguns benefícios ao investir na estratégia pick up point, porém, nós reunimos outros pontos positivos para motivar você a investir nessa opção para o seu negócio.
Essa estratégia pode ser investida nas mais diversas empresas, seja qual for o porte e segmento, desde os e-commerces até o varejo.
O pick up point economiza o tempo que seria gasto pela equipe de operadores dos veículos e energia. Esse benefício é especialmente notado quando os entregadores não conseguem localizar o endereço (por falta de informações) ou o cliente não está em casa.
Os pontos de coleta facilitam o processo de entregas, evitando que o pedido chegue com avaria ao endereço do cliente ou com atraso. A retirada das mercadorias será feita pelo próprio consumidor, ou seja, ele é responsável pelo tempo que recebe o pedido feito.
A estratégia pick up point também facilita a logística reversa, tendo em vista que os seus pontos também servem para recolher e encaminhar os produtos após o consumo do cliente (dando à mercadoria o seu destino correto).
Você poderá atender mais pessoas do que consegue hoje, já que não será necessário comprometer toda a equipe de entregas. Para isso, certifique-se de que tem uma quantidade adequada de pontos de retirada.
Se você deseja investir em pick up points para a sua empresa, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, resultando em uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
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