Para que serve Lead Time? Saiba tudo que precisa!

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Para que serve Lead Time? Saiba tudo que precisa!

Toda operação logística possui algo em comum: a corrida contra o tempo. Para que essa corrida tenha menos obstáculos e pontos estratégicos possam ser mais eficientes, existe um KPI norte para cada um dos formatos de armazenagem e modalidades de entrega, o nome dele é Lead Time.

Com toda certeza, o Lead Time está entre os principais indicadores da saúde da sua operação, seja ela B2B ou B2C.

Existem muitos estágios entre a ideia inicial e o produto final, e conhecer seu lead time permite que você entregue projetos em tempo hábil. Vamos reservar um momento para definir o Lead Time e ver como ele funciona. 

Boa leitura! 

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O que é Lead Time?

Lead time é o período entre o início de um processo e sua conclusão. Ou seja, é a quantidade de tempo que leva para tornar um produto ou serviço utilizável para o cliente. O tempo de espera é usado em vários setores, desde manufatura até gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de projetos.

O lead time médio difere entre os setores. Embora possa haver semelhanças, o lead time muda com base em vários processos. Uma coisa que todos os setores têm em comum é que o lead time permite que as empresas programem o trabalho e deem a seus clientes ou usuários finais um prazo para que eles recebam o produto. 

Outra maneira que os prazos de entrega podem ser úteis é comparar os resultados de seus estágios de pré-processamento, processamento e pós-processamento para descobrir ineficiências que você pode eliminar em projetos futuros para trabalhar de forma mais produtiva.

Para gerenciar melhor seu lead time, você pode contar com um software de gerenciamento de projetos. 

Componentes do Lead Time

Os componentes do lead time não são imutáveis, pois podem variar de uma indústria para outra. Geralmente, aqui estão os seis componentes do lead time.

  • Tempo de pré-processamento: também é chamado de tempo de planejamento. Refere-se ao tempo que leva para receber um pedido de reabastecimento ou desenvolvimento de um projeto. Leva tempo para entender a solicitação e criar um pedido de compra se você estiver comprando algo ou criando um emprego;
  • Tempo de processamento: ocorre após o recebimento do pedido de compra e refere-se ao tempo necessário para adquirir ou produzir o item;
  • Tempo de espera: é o período entre a obtenção dos recursos necessários e o momento em que ocorre a produção do item;
  • Tempo de armazenamento: refere-se ao estoque ou ao tempo em que o produto acabado está no armazém ou na fábrica antes de ser entregue;
  • Tempo de transporte: é o tempo que leva para mover o produto do armazém ou da fábrica até o cliente; 
  • Tempo de inspeção: é o tempo que leva para o produto ser analisado e aprovado pelo cliente após a entrega. Isso pode exigir algumas idas e vindas para lidar com quaisquer problemas com o item.

Como calcular o tempo de espera

Agora que entendemos a definição e os componentes do lead time do pedido à entrega, como você calcula o lead time? Essa métrica importante é um dos cálculos mais simples que você encontrará ao gerenciar um projeto, cadeia de suprimentos ou processo de fabricação .

Cálculos precisos de lead time ajudam você a encomendar a quantidade certa de matérias-primas para seu armazém, um processo caro que pode ocupar um espaço valioso se você pedir demais. Por outro lado, você também deseja ter estoque suficiente disponível para atender seus pedidos. Esse equilíbrio de estoque é o motivo pelo qual o cálculo do lead time é fundamental.

Existem alguns termos para entender ao calcular o lead time, como atraso no fornecimento e atraso no pedido. O atraso no fornecimento é quanto tempo seu fornecedor leva para atender um pedido do cliente depois que ele é feito. Um atraso de reordenamento é o tempo entre o pedido atendido e a colocação do próximo pedido.

Fórmula do Lead Time

Não existe uma forma de calcular o lead time, mas o mais comum é subtrair a data de solicitação do pedido da data de entrega do pedido.

Prazo de entrega (LT) = Data de entrega do pedido - Data de solicitação do pedido

Ao lidar com o gerenciamento de estoque , você incluirá o atraso no fornecimento e o atraso na reordenação. Para calcular o lead time neste caso, adicione o atraso de fornecimento ao atraso de reordenação.

Lead Time (LT) = Atraso de Fornecimento (SD) + Atraso de Reordenação (RD)

Lead Time na Fabricação

O termo lead time pode se referir a coisas ligeiramente diferentes nesses vários setores. Por exemplo, na fabricação, o lead time é o fornecimento e a preparação de matérias-primas para a fabricação delas em um produto acabado que pode ser distribuído.

Em outras palavras, seu lead time é o tempo que leva para processar, preparar materiais, fabricar e entregar seu pedido. Para calcular essa métrica, você adicionaria dados de pré-processamento, processamento e pós-processamento para obter seu lead time.

O lead time de fabricação é composto pelo lead time do material, que é o tempo necessário para entregar os materiais ao fabricante. O lead time de produção é quanto tempo leva desde o ponto de obtenção de materiais até a produção de um produto acabado. O lead time do cliente é o período de movimentação dos produtos acabados do fabricante para o cliente.

Lead Time em Gerenciamento de Projetos

O lead time no gerenciamento de projetos ocorre quando uma atividade começa enquanto outra está sendo executada. Também é chamado de trabalho em paralelo. O lead time também pode se referir a dependências de tarefas, como relacionamentos de término para início, em que uma tarefa deve ser concluída antes que a próxima possa começar. Isso é diferente do tempo de atraso no gerenciamento de projetos, que é a quantidade de tempo que deve passar antes que outra tarefa possa começar. O atraso também faz parte das dependências de tarefas e pode ocorrer em todas as quatro dependências de tarefas: término para início, início para início, término para término e início para término.

Mas tanto o tempo de espera quanto o de atraso são usados ​​ao criar um cronograma de projeto. Ele ajuda os gerentes de projeto a sequenciar suas atividades e tarefas para cumprir o prazo do projeto. Uma maneira fácil de lembrar esses termos é que o atraso é o tempo de atraso e o avanço é o tempo de aceleração.

Lead Time nas Cadeias de Suprimentos

Semelhante à fabricação, o lead time da cadeia de suprimentos é o tempo que leva desde a geração de um pedido de compra até a entrega deste item. E como na fabricação, cada parte desse lead time da cadeia de suprimentos tem seu próprio lead time:

  • O lead time de material é o tempo que leva para que as matérias-primas sejam entregues à fábrica;
  • O lead time de produção é o tempo que a fábrica leva para receber um pedido até a produção e entregar os produtos acabados;
  • O lead time do cliente é o tempo em que um cliente faz um pedido até o momento em que recebe esse pedido.

Somando esses lead times, você obtém o lead time total. No entanto, quando se trata de satisfação, o lead time mais importante é o tempo que leva para chegar ao cliente. Como os clientes esperam prazos de entrega rápidos, se você puder reduzir o tempo de espera do cliente, poderá aumentar as vendas.

Lead Time na Gestão de Estoques

O tempo de espera no gerenciamento de estoque é quanto tempo leva para reabastecer o estoque entre o momento do pedido e o recebimento. Isso afeta a quantidade de estoque que uma empresa precisa armazenar para manter o ciclo de produção que eles decidiram. Para encontrar esse lead time no gerenciamento de estoque, é necessário adicionar o atraso de fornecimento com o atraso de reordenação. É sempre ideal ter sempre oferta suficiente sob demanda para alimentar o processo de fabricação e manter o fluxo de produção.

Isso é um pouco diferente do que na fabricação, no entanto, porque não inclui o processamento de estoque ou matérias-primas no produto final. Na fabricação, você também deve considerar a entrega do produto ao cliente ou varejista.

Prazo de entrega do pedido

O lead time do pedido é quanto tempo leva para atender um pedido. Isso é aplicável a muitas das indústrias listadas acima. Mais especificamente, é o tempo mínimo entre o pedido de compra e a entrega do produto.

Para descobrir o prazo de entrega do pedido, você precisa saber o seguinte:

  • O lead time real do pedido (A-OLT) é quanto tempo leva desde a obtenção do pedido até o seu atendimento;
  • O lead time do pedido solicitado (R-OLT) é o tempo entre o pedido e o momento em que o cliente deseja a entrega;
  • O prazo de entrega do pedido de cotação (Q-OLT) é o tempo entre a data de entrada do pedido e a data de entrega, conforme representado no contrato;
  • O prazo de entrega do pedido confirmado (C-OLT) é a data em que a entrega foi confirmada.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Platinum Log tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio! 

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