O que é Benchmarking na logística?

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Já ouviu falar em Benchmarking no setor logístico? Neste artigo, você vai conferir o que este conceito significa para o seu negócio.
O que é Benchmarking na logística?

Já ouviu falar em Benchmarking no setor logístico? Neste artigo, você vai conferir o que este conceito significa para o seu negócio.

Você já considerou a melhor forma de identificar pontos fortes e fracos nos processos de gestão da cadeia de suprimentos da sua empresa? Ou você se concentrou em como priorizar oportunidades para melhorar os componentes da cadeia de suprimentos? 

Para os gerentes da cadeia de suprimentos, pode ser desafiador definir uma estratégia de mercado e metas táticas, principalmente quando há muitas informações mal organizadas ou sem pontos de referência. É aqui que o benchmarking entra em jogo.  

O que é Benchmarking na logística? - Platinum Log

O que significa Benchmarking na logística? 

O benchmarking mede o desempenho da cadeia de suprimentos de uma empresa considerando quantidade, valor e tempo. O benchmarking formula uma medida tangível da eficiência dos principais processos da cadeia de suprimentos e cria uma base sólida para o desempenho de uma organização. Ele também mede o impacto da melhoria de cada gestor sujeito a indicadores de mensuração adequados.  

A seguir, você vai conferir como coletar dados de benchmarking da cadeia de suprimentos. 

Para começar a comparar sua cadeia de suprimentos, primeiro, escolha uma área dentro da cadeia de suprimentos para focar. O gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser dividido em cinco componentes: planejamento, fornecimento, fabricação, entrega e devolução. Concentrar-se em um segmento individual de sua cadeia de suprimentos ajudará você a desenvolver indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos.  

Os KPIs são métricas específicas e mensuráveis ​​dentro das atividades de negócios. Eles fornecem uma representação rápida do desempenho do negócio. Normalmente, os KPIs usam dados quantitativos, mas também podem medir dados qualitativos.  

Dados quantitativos de Benchmarking 

O benchmarking quantitativo examina a cadeia de suprimentos coletando dados sobre métricas de desempenho. A maioria dos KPIs são quantitativos e focados em métricas e na melhoria dos resultados da cadeia de suprimentos. Taxa de pedido perfeita, rotatividade de estoque e porcentagens de entrega no prazo são exemplos de KPIs quantitativos que sua cadeia de suprimentos deve avaliar.  

Dados qualitativos de Benchmarking

Ao contrário do benchmarking quantitativo, o benchmarking qualitativo reúne dados com base nas melhores práticas, não no desempenho. O benchmarking qualitativo usa as melhores práticas de concorrentes ou organizações semelhantes e seus dados sobre técnicas bem-sucedidas para melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos. Ele analisa diferenças em práticas como técnicas de produção, testes de qualidade, métodos de treinamento e moral sem medir resultados.  

Componentes de um estudo de Benchmarking

Após a projeção de dados e padrões, pode-se observar quais componentes da cadeia de suprimentos serão avaliados. Alguns estudos de benchmarking medirão componentes únicos ou múltiplos.  

  1. Benchmarking financeiro

O benchmarking financeiro é a análise financeira das operações da cadeia de suprimentos que são observadas e registradas. Para benchmarking financeiro, revise as demonstrações de resultados, balanços e índices-chave, como giro de ativos e estoque.  

  1. Comparação funcional

O benchmarking funcional é a forma mais tradicional e comum de benchmarking, analisando uma única operação em um ou vários locais para identificar onde a eficiência pode ser melhorada.  

  1. Comparação de desempenho

O benchmarking de desempenho compara a eficiência da execução de uma tarefa em uma localização da empresa com outra (filial vs. filial) ou com um concorrente. Observe que o desempenho de benchmarking em relação aos concorrentes pode ser difícil, pois as informações não são facilmente acessíveis.  

  1. Benchmarking de produtos

O benchmarking de produtos compara o produto fabricado de uma empresa com outro ou entre instalações da mesma empresa.  

  1. Benchmarking estratégico

O benchmarking estratégico observa como outras empresas competem estrategicamente. Determina áreas críticas de foco entre a concorrência. Isso pode ser dentro do mesmo setor ou fora do setor da empresa.  

Níveis de Benchmarking

O benchmarking é um processo contínuo e fluido em que as práticas internas de negócios são tão importantes quanto as práticas externas e as pressões competitivas do setor. Portanto, três níveis de benchmarking podem ser observados e medidos: 

  • Benchmarking interno

O benchmarking interno é um processo tático com foco nas operações. Ele permite que empresas com várias instalações, divisões ou filiais comparem como as funções são executadas. Por exemplo, comparando três armazéns diferentes dentro de uma empresa. As empresas menores podem comparar o desempenho dos turnos entre os funcionários para comparar dados internos.  

  • Benchmarking externo

O benchmarking externo é um nível consciente de benchmarking que leva uma empresa para fora de seu setor e a expõe a diferentes métodos e técnicas. Este método de pesquisa exploratória revela e aplica as melhores práticas de outras empresas ao seu negócio. Como o benchmarking externo exige o mergulho em indústrias desconhecidas, recomenda-se a contratação de uma empresa de consultoria para realizar uma pesquisa adequada.  

  • Benchmarking competitivo

O benchmarking competitivo compara o desempenho operacional de uma empresa em relação aos concorrentes. Essa técnica de benchmarking ajuda a ganhar participação de mercado, mas pode ser um desafio coletar dados. É improvável que os concorrentes compartilhem seu conhecimento específico sobre as melhores práticas do setor, portanto, o uso de métricas padrão do setor pode ser uma opção.  

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