Setor de armazenamento: principais desafios e como superá-los

Categoria:
Você sabe como enfrentar os principais desafios do setor de armazenamento de uma empresa? Saiba como superá-los com a tecnologia sendo a sua aliada!
Setor de armazenamento: principais desafios e como superá-los

Você sabe como enfrentar os principais desafios do setor de armazenamento de uma empresa? Saiba como superá-los com a tecnologia sendo a sua aliada! 

O setor de armazenamento precisa de uma atenção redobrada dos gestores, uma vez que é responsável pelos ativos de um negócio – que, posteriormente, serão revertidos em lucro. Porém, para isso, é preciso conhecer os principais desafios dessa área e saber como superá-los, e é sobre isso que falaremos a seguir. Confira! 

O que é e quais as funções do setor de armazenamento? 

O setor de armazenamento é responsável por todas as atividades relacionadas à gestão e manutenção de espaços físicos onde são armazenados os materiais, produtos acabados, insumos, equipamentos ou outro tipo de ativo que seja necessário para as operações da empresa. 

Portanto, esse setor desempenha um papel essencial na cadeia de suprimentos e logística de uma empresa, uma vez que garante a disponibilidade dos produtos quando necessário e em condições adequadas para serem distribuídos ou utilizados.

Assim, as principais funções do setor de armazenamento incluem:

  • Recebimento de mercadorias: Receber e registrar os produtos e materiais que chegam à empresa, verificando sua quantidade e qualidade conforme especificado nos documentos de remessa.
  • Armazenamento adequado: Organizar e armazenar os produtos de forma apropriada, levando em consideração fatores como tipo de produto, tamanho, peso, fragilidade, requisitos de temperatura, validade e outros.
  • Controle de estoque: Manter registros atualizados dos níveis de estoque, monitorando entradas e saídas de produtos e realizando inventários periódicos para garantir a acuracidade das informações.
  • Separação e preparação de pedidos: Separar os produtos solicitados pelos clientes, embalá-los conforme necessário e prepará-los para envio ou retirada, seguindo os procedimentos e padrões estabelecidos pela empresa.
  • Gerenciamento de espaço: Utilizar de forma eficiente o espaço disponível no armazém, organizando os produtos de maneira que seja possível maximizar a capacidade de armazenamento e facilitar o acesso às mercadorias.
  • Segurança e controle de acesso: Implementar medidas de segurança para proteger o estoque contra roubo, danos ou acesso não autorizado, como monitoramento por câmeras, controle de acesso e sistemas de alarme.

Principais desafios enfrentados no setor de armazenamento

O setor de armazenamento enfrenta uma série de desafios que podem impactar suas operações e eficiência. Alguns dos principais desafios incluem:

  1. Otimização do espaço: o espaço de armazenamento é um recurso limitado e otimizá-lo de forma eficiente pode ser um desafio. Encontrar maneiras de maximizar o uso do espaço disponível, tanto vertical quanto horizontalmente, é essencial para garantir a eficiência operacional.
  1. Gestão de estoques: controlar e gerenciar o estoque de maneira eficaz pode ser complexo, especialmente quando se lida com uma grande variedade de produtos com diferentes requisitos de armazenamento. A falta de visibilidade do estoque, excesso de estoque e obsolescência são desafios comuns nesse sentido.
  1. Tecnologia e automação: implementar tecnologias de automação, como sistemas de gestão de armazéns (WMS), RFID e sistemas de picking automatizado pode ser caro e complexo. Além disso, a integração dessas tecnologias com os sistemas existentes pode ser um desafio adicional.
  1. Gestão de retorno: lidar com devoluções e produtos danificados pode ser complicado. Uma gestão eficaz de retornos envolve processos claros e eficientes para inspeção, reparo, reembalagem e reintegração de produtos no estoque.
  1. Sustentabilidade: a pressão por práticas de negócios mais sustentáveis também afeta o setor de armazenamento. Isso inclui reduzir o desperdício, otimizar o uso de recursos, como energia e água e adotar embalagens ecológicas.
  1. Demandas do e-commerce: o crescimento do comércio eletrônico aumentou a demanda por operações de armazenamento mais ágeis e flexíveis, capazes de lidar com picos sazonais, pedidos menores e prazos de entrega mais curtos.

Esses são alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor de armazenamento. Lidar com esses desafios requer planejamento cuidadoso, investimento em tecnologia e processos eficientes, além de uma abordagem proativa para resolver problemas e melhorar continuamente as operações.

Como solucionar os desafios do setor de armazenamento?

Superar os desafios do setor de armazenamento depende do problema enfrentado. Por exemplo, quanto à otimização do espaço, utilize técnicas de armazenamento vertical, como prateleiras altas e sistemas de estantes, para aproveitar ao máximo o espaço disponível.

No que se refere à gestão de estoques, invista em tecnologias de automação, como sistemas de gestão de armazéns (WMS) e tecnologia RFID, para melhorar a visibilidade e o controle do estoque. Além disso, adote práticas de gestão de estoque just-in-time para reduzir o excesso de estoque e a obsolescência.

Quanto à tecnologia e automação, uma solução é fazer investimentos estratégicos em tecnologias de automação que possam melhorar a eficiência e a precisão das operações de armazenamento. Isso inclui sistemas de picking automatizado, robótica, sistemas de gestão de inventário e soluções de rastreamento de ativos.

Quando o assunto é tecnologia, você pode contar com um parceiro logístico completo para te ajudar: a Platinum Log. Nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.

Sobre a gestão de retorno, ou logística reversa, você pode desenvolver processos claros e eficientes para lidar com devoluções e produtos danificados, incluindo inspeção, reparo, reembalagem e reintegração de produtos no estoque. Além disso, identifique as causas subjacentes dos retornos e trabalhe para resolvê-las.

Quando o tema é sustentabilidade, uma dica é adotar práticas de negócios sustentáveis, como redução de desperdício, reciclagem de materiais e uso de embalagens eco-friendly. Além disso, explore opções de energia renovável e eficiência energética para reduzir o impacto ambiental das operações de armazenamento.

Por fim, temos as demandas do e-commerce como entrave, mas que podem ser resolvidas com o processamento de pedidos rápido, picking e packing eficientes e gerenciamento de estoque em tempo real.

Ao adotar uma abordagem proativa e multifacetada para superar os desafios do setor de armazenamento, as empresas podem melhorar a eficiência, a precisão e a segurança de suas operações, garantindo o sucesso a longo prazo.

Soluções Logísticas Completas
Fale com um expert