Preciso me preocupar com o Middle Mile?

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Entenda tudo sobre o Middle Mile e o motivo de se preocupar com o penúltimo elo do supply chain. Confira mais sobre o tema a seguir!
Preciso me preocupar com o Middle Mile?

Entenda tudo sobre o Middle Mile e o motivo de se preocupar com o penúltimo elo do supply chain. Confira mais sobre o tema a seguir!

A middle mile pode ser entendida como uma operação do transporte da mercadoria entre dois armazéns ou pontos de estoque/entrega. Assim, esse fluxo de movimentos costuma ocorrer na prática entre um armazém que guarda produtos recebidos de um fornecedor por pouco tempo ou uma fábrica e um segundo armazém, que se responsabiliza pelo envio ao cliente final. Entenda melhor sobre o tema a seguir!

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Você sabe o que é middle mile?

É importante iniciar este conteúdo explicando o que de fato é o middle mile, que nada mais é do que um processo que engloba o movimento de mercadoria entre dois armazéns. Por conta disso, essa operação impacta de modo direto em diferentes processos que compõem a cadeia de suprimentos, em especial no caso do envio de produtos ao cliente final – também conhecido como a última milha

Digamos que tenha acontecido uma série de atrasos no envio da mercadoria entre um armazém e outro. Neste caso, é muito provável que a entrega ao cliente final também seja concluída com atraso.

Logo, o processo de middle mile permite a otimização de recursos em processos que não incluem nem a primeira milha nem a última milha. O que mais se mostra relevante neste cenário é a comunicação entre mais de um centro de distribuição, permitindo um controle do estoque preciso e uma organização adequada das tarefas envolvidas.

Mas, afinal, quais empresas costumam gerenciar a middle mile? As empresas com presença em diferentes regiões, com armazéns estrategicamente localizados perto de núcleos urbanos ou corporações com clientes em vários países.

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Middle Mile ou Last Mile: qual a diferença?

A diferença do last mile, popular após o crescimento do e-commerce, e o conceito de middle mile, que ainda não é tão conhecido pelas empresas, está no destino para o qual são enviados os produtos. De um lado, temos o middle mile que abrange os movimentos de mercadoria entre armazéns, e do outro a última milha inclui os envios de um armazém ou centro logístico para o cliente final.

Portanto, podemos afirmar que o last mile é uma fase logística complexa uma vez que o gerenciamento de veículos de transporte para os pontos de venda físicos ou clientes finais envolve uma maior diversidade de destinos. No entanto, a middle mile inclui apenas o armazém principal e os diferentes pontos de envios, que podem ser as dark store ou os centros micro-fulfillment. Nesse cenário, o armazém deve estar bem alinhado com a transportadora a fim de otimizar a distribuição da mercadoria.

Inclusive, é importante destacar que a middle mile exige uma coordenação precisa entre armazéns, de modo a garantir que a entrega dos produtos esteja de acordo com a capacidade de armazenamento e o horário que o local recebe a mercadoria. 

Por outro lado, a last mile precisa de uma boa comunicação entre o armazém, as agências de transporte e os clientes finais. As operações aqui precisam tornar mais fácil a etapa de coleta de mercadoria feita pelos transportadores, organizando os pedidos com antecedência com base na rota de transporte ou a transportadora que realizará o envio.

Outra diferença gritante entre essas duas fases logísticas é a unidade de carga a gerenciar e armazenar. A middle mile logística move grandes volumes de mercadoria, em especial os paletes, entre o centro de distribuição e os transit points. No last mile, tendo em vista que o destino é o cliente final ou a loja física, o mais frequente é gerenciar caixas e demais unidades de carga de pequeno porte.

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Como é possível otimizar a etapa de middle mile?

Em razão do enorme impacto que o middle mile tem para o conjunto da cadeia de suprimentos, empresas inseridas em um contexto “multi armazém" descobriram nessa operação uma boa oportunidade para otimizar suas operações. 

Por exemplo, é possível investir na otimização de sua middle mile com a criação de um departamento especializado em indicar a melhor forma de realizar a distribuição dos produtos entre fornecedores e centros de distribuição. De modo geral, uma das formas de otimizar a middle mile consiste em melhorar o desempenho do armazém

Assim, os processos de recebimento e expedição da mercadoria são cruciais para alcançar uma operação ágil e fluida capaz de dinamizar a circulação entre armazéns. Logo, a automação (mesmo que parcial ou total) dessas tarefas, com soluções como os sistemas de carga/descarga de caminhões, para estoque paletizado e os transportadores para paletes, melhoram o desempenho dessas operações. A automação da gestão e execução de processos no armazém permite operações eficientes e sem erros, o que, claro, agiliza a middle mile e reforça a competitividade da empresa.

É interessante destacar que entre as tarefas mais complexas no fluxo de mercadorias envolvendo o centro de distribuição e os transit points da empresa, a organização das rotas de expedição ganha destaque. No entanto, o mercado está repleto de softwares específicos que, em coordenação com o software do armazém, otimizam o gerenciamento das frotas.

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